WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Oi, como posso ajudar?

Serviços Oferecidos

A radiografia odontológica  panorâmica, é um exame útil e bastante prático para complementar o exame clínico no diagnóstico das doenças dos dentes (cáries ou doenças endodônticas) e dos ossos da face . É uma das técnicas radiográficas mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades da Odontologia.  Através desse exame na RadioSul Brasília, o dentista pode visualizar todos os dentes de uma só vez, inclusive os que ainda não estão erupcionados . A visualização de todos os elementos dentais e suas estruturas anatômicas é de fácil compreensão para o Cirurgião Dentista além da baixa dose de radiação emitida. 

Principais indicações:

  • Avaliação ortodôntica, para conhecer o estado da dentição e a presença/ausência de elementos dentais.
  • Avaliar lesões ósseas ou elementos dentais não-erupcionados, que não são observados nas radiografias periapicais.
  • Previamente a uma cirurgia buco-maxilo-facial.
  • Como parte da avaliação do suporte ósseo periodontal, no caso de bolsas periodontais maiores que 5mm.
  • Avaliação dos terceiros molares, para o estudo da necessidade ou não de sua remoção.
  • Avaliação de fraturas em todas as partes da mandíbula, exceto a região anterior.
  • Avaliação de lesões no seio maxilar – particularmente do assoalho e suas paredes posterior e medial.
  • Avaliação de lesões destrutivas das superfícies articulares da ATM.
  • Planejamento pré-operatório.
  • É utilizado também para verificar anomalias dentais, patologias, anatomia, entre outros.
  • Viabiliza o desenho anatômico (traçado anatômico).

Este tipo de Radiologia Odontológica mostra o dente completo e o osso que o rodeia.
Esta técnica possibilita uma visão em conjunto dos elementos dentais da região de incidência e tecido ósseo adjacente. Entre outras indicações encontramos:

  • pesquisa de cárie, sua extensão e comprometimento pulpar
  • avaliação óssea do periapice dental
  • avaliação do nível da crista óssea alveolar e tipo de reabsorção
  • conhecimento da forma anatômica, número de raizes e condutos radiculares
  • avaliação das relações entre o germe dental e o elemento dental decíduo.

Contamos com o equipamento ICAT – NEW GENERATION que reduz em 50% o índice de radiação na hora da Radiologia Odontológica. A tomografia cone beam proporciona uma menor dose de radiação e uma qualidade maior de imagem do que a tomografia médica, com distinção de estruturas delicadas, como do esmalte, dentina, cavidade pulpar e cortical alveolar 13 .

É um exame complementar de diagnóstico por imagem, que representa uma secção do local desejado pelo paciente. É obtida através do processamento por computador da informação recolhida após expor o corpo ou o local desejado a uma sucessão de raios X. A Tomografia Computadorizada é um exame de alta precisão onde as estruturas anatômicas são avaliadas com total perfeição e inclusivo em imagens tri-dimensionais e com exposição baixa de radiação.
 

A RadioSul Brasília conta com uma equipe para obter de forma mais adequada dos modelos ortodônticos é através do recorte de suas bases, obedecendo determinados critérios.

A análise de modelos é um passo fundamental no estudo ortodôntico, daí a importância de uma boa Radiologia Odontológica para obterem modelos corretamente recortados e polidos. Em modelos ideais, pode-se conseguir informações acerca do alinhamento dos dentes, forma dos arcos, assimetrias, anatomia da abóbada palatina, más posições individuais dos dentes.

As Radiografias PA (Postero Anterior) são utilizadas para uma melhor análise dos seguintes aspectos:

– P.A Mento Naso ou Waters – Utilizada para a melhor verificação de Seios Maxilares.

– P.A Fronto Naso ou Towne Reversa -Utilizada para a melhor verificação da Mandíbula.- P.A de Caldwell – Utilizada para a verificação frontal da face. Pode ser feito um traçado cefalométrico para estudo das possíveis alterações ósseas e/ou dentárias.
 

A RadioSul Brasília possui também o serviço da análise carpal visando à avaliação dos centros de ossificação presentes na região do punho e mão, mais especificamente no carpo, metacarpo e falanges. Para isso é importante o conhecimento da anatomia dessa área . O carpo é constituído por oito ossos, dispostos em duas fileiras de quatro, formando um retângulo; o metacarpo compõese por cinco ossos denominados metacarpais, e numerados de 1 a 5, do polegar para o dedo mínimo; e cada dedo possui três falanges, exceto o polegar, que tem somente duas.

A radiografia de mão e punho tem como vantagens a presença de vários ossos e epífises e ser de fácil obtenção e observação. Pelo exame dos 30 centros de ossificação da mão e punho, é possível verificar a seqüência de aparecimento e formação dos ossos, assim como a fusão das epífises com as diáfises, permitindo uma boa avaliação da predição do crescimento e desenvolvimento da criança.

A determinação da idade óssea através da análise carpal é utilizada como indicador de idade biológica e de prognóstico de crescimento.

Radiografias de ATM(Articulações Temporo-Mandibulares) são utilizadas para a verificação da parte óssea da ATM, auxiliando no diagnóstico de disfunções da ATM. Normalmente era requisitada em três posições: Oclusão, Repouso e Abertura Máxima da boca. Estudos concluíram que as posições de Oclusão e Repouso são muito semelhantes em termos de diagnóstico, por essa razão, com o intuito de minimizar a dose para o paciente, recomendam-se a requisição apenas das posições Oclusão e Abertura Máxima da boca.

A RadioSul Brasília possui também a Telerradiografia que é um exame realizado em filme 18 cm x 24 cm, onde registram-se imagens da cabeça em posições frontal, lateral ou 45º. Nas imagens frontal e lateral realizam-se análises cefalométricas.

A telerradiografia ou radiografia à distância é aquela que se propõe, sem deformação e sem aumento apreciável, fornecer uma imagem radigráfica dos ossos do crânio, da face e das partes moles.

Indicações:

a) para o estudo do crescimento e desenvolvimento e das anormalidades crânio-faciais;
b) para análise dos casos e diagnósticos;
c) para a avaliação progressiva da correção ortodôntica;
d) para estudo das relações geométricas dento-facias;
e) para análise funcional e determinação do tipo facial.

A radiografia odontológica oclusal produzida na RadioSul Brasília  é uma técnica radiográfica intrabucal executada por um aparelho de raios X odontológico Oclusal total de maxila. Pode ser utilizada como uma projeção central, quando utilizado o princípio de paralaxe, para determinar a posição vestíbulo-palatal de dentes caninos não-erupcionados.
Avaliação de fraturas dos dentes anteriores e do osso alveolar. Essa indicação é bastante utilizada em crianças que sofreram traumas pela facilidade de se posicionar o filme reto na boca do paciente.
Especificamente, o uso da técnica oclusal se aplica no exame de pacientes edêntulos, principalmente na pesquisa de raízes residuais, dentes retidos dentes supranumerários ou no estudo de grandes áreas patológicas ou anômalas,avaliação de sutura inter-maxilar em ortodontia e em todos os casos cujo exame periapical seria insuficiente para um informe mais preciso.

A RadioSul Brasília presta também o serviço de radiografia interproximal (Bite-Wing) que é indicada para visualização mais precisa das coroas dos dentes posteriores, ou seja, os pré-molares e molares dos lados direito e esquerdo. Como são radiografias realizadas com o paciente em oclusão (mordendo) conseguimos visualizar os dentes superiores e inferiores no mesmo exame radiográfico. São 4 as radiografias dentárias interproximais para visualização total das coroas dos dentes posteriores e suas indicações são:

• Diagnosticar cáries oclusais e interproximais
• Diagnosticar adaptação das restaurações e próteses fixas
• Diagnosticar trauma oclusal
• Visualizar câmara pulpar e possíveis alterações
• Verificar possível presença de tratamento endodôntico